Chitika

Thursday, April 14, 2011

Pedra para muro : capeamento de muros com pedra


Acredito que quase todos, ou pelo menos os que têm habitação familiar têm um muro, mas poucos têm capeamentos, e outros têm capeamentos sem pingadeira. Bem, hoje vou falar sobre este tema, e o dinheiro que uma simples pingadeira  pode poupar quando for bem feita.
Quantas vezes não percorremos casas onde os muros apresentam-se relativamente pintados há pouco,  mas com marcas negras causadas pelas chuvas, estas marcas não são mais que fungos e sujidade que se vão depositando no muro, dando-lhe gradualmente um aspecto horrível, e que em breve obrigará a nova pintura do muro. Hoje irei dar umas dicas muito importantes sobre muros, a sua pintura e como protegê-los e fazê-los durar anos e anos sem qualquer manutenção. Acreditem está tudo na forma como as coisas são feitas e os custos iniciais podem ser um pouco mais elevados, mas no final poupará muito dinheiro.
A minha primeira foto é que uma habitação que tem menos de 6 anos, e o muto que apresento não tem qualquer capeamento, ou seja, tem sofrido todas as intempéries durante este período. E o estado do mesmo é mesmo mau, cheio de manchas negras que no inverno com a humidade se roda verde.

O verde é um fungo, este muro pode ser lavado, aconselho a utilização de lixívia, pois irá irradiar os fungos pelo menos temporariamente, a utilização de equipamento de lavagem de alta pressão pode ser um problema, pode simplesmente arrancar a tinta e aí a solução passa por uma pintura. Na verdade um muro neste estado não tem muitas soluções e a sua pintura é quase inevitável.
O muro com capeamento aparentemente é uma solução, embora requer alguns cuidados pois se não terá um problema similar ao desta imagem, o muro apresenta verdete na junta, ou seja, o escorrimento de água feito pela junta do capeamento marcou a parede. Neste caso específico, aplicar lixívia e escovar com algum cuidado resolverá a situação sem ter que pintar de novo o muro.

Os capeamentos devem contem uma pingadeira de muro, ou seja, o capeamento deve ter uns 5 cm de largura para cada lado do muro, e nesse ponto mais ou menos 1 cm, deve ter um rasgo, como aparece na fotografia seguinte, isto irá proteger as paredes do escorrimento da chuva, assim, a chuva irá pingar para o chão e não escorrer pelas paredes e danificá-las.
Outra questão importante a ter em conta, é a colocação de silicone nas juntas, caso não coloquem protecção nas juntas, serão locais onde a água irá escorrer pela parede e marcará de a parede. E o objectivo é que após todo o nosso esforço, ele não seja estragado por um pormenor que é colocar silicone nas juntas.
 
Outra questão sobre capeamentos e pinturas de muros de jardim, limpe bem a base antes de pintar e certifique-se que é sólida, que as camadas de tinta anterior não estão deterioradas. Mais, o nível de humidade terá que ser muito baixo, ou seja, uma parede húmida não deve ser pintada, pois correrá o risco da pintura dentro de pouco tempo sair, e ter despendido tempo e dinheiro para não ter o resultado desejado.

Colocar pedras no muro é importante, o capeamento é extremamente importante, agora ser de granito ou mármore, aconselho granito, pois irá durar muito anos com brilho e sem dar problemas, o mármore poderá ficar mais bonito, até mais barato, mas irá perder o brilho com a chuva ácida e vai absorver e manchar mais facilmente.

No comments:

Post a Comment