Chitika

Tuesday, April 12, 2011

Iluminação para Jardim ou luminária de jardim


Sendo o meu blog dirigido à comunidade portuguesa, em Portugal iluminação de jardim será o comum para o tópico deste meu post, no Brasil estaríamos a falar de luminária de jardim. Seja como for, ou iluminação ou luminária de jardim, vamos ao que interessa e ao que posso eventualmente ajudar relativamente a este tema.
Escusado será dizer que existem milhares de solução de iluminação ou luminária para o vosso jardim, como estou muito relacionado com a pedra irei apresentar várias soluções de pedra pura, de pedra aglomerada.
Para além do material e da forma, teremos a cor, e ainda uma questão bastante importante a tratar, a sua alimentação a iluminação ou iluminaria de jardim requer fornecimento de energia para poder funcionar, e poderá ou não  ter sensores para ligar e desligar depende um pouco da área e da forma como queira que tudo aconteça. Portanto caberá a si grande parte das decisões para que este projecto tenha o sucesso que merece.
Como deve compreender o ponto ideal para pensar num processo de iluminação ou luminária de jardim será logo de início, desta forma toda a infra-estrutura eléctrica poderá ser desenhada para as necessidades e as diversas localizações para os ornamentos. Na verdade, nem sempre se torna parte do projecto, e é muitas vezes visto como uma adição aos jardins, contudo o recurso à iluminação ou luminária solar ajuda em muito todos os problemas inerentes à infra-estrutura necessária. Não tenho dúvida que no futuro tudo será ais simples, e a utilização se sistemas solares de apoio à iluminação de jardim passarão a ser uma opção válida e de valor acrescentado, hoje, vejo somente como um ornamento temporário e de baixo valor. Os sistemas que se encontram  no mercado são equivalentes ao seu preço, portanto a qualidade esperada de tal não pode ser o suficiente visto que os investimentos são irrisórios.
Irei apresentar algumas ideais em pedra natural e um ou outra em pedra aglomerada, uns serão mais próprios para espaços mais amplos ou públicos outros para jardins mais pequenos e recatados. A verdade é que cabe a cada um desenhar e desenvolver as suas ideias de iluminação / luminária para o seu jardim. Que será para muitos um local de convívio em família e com amigos.
Espero que com este post vos tenha dado algumas ideias úteis, pois a intenção é ajudar a mostrar a beleza que a pedra natural ou mesmo aglomerada tem, e como pode transformar os nossos espaços, embelezando-os e tornando-os únicos. 


No comments:

Post a Comment