Chitika

Thursday, March 3, 2011

Pedras decorativas para jardim - pedra branca

Quando estamos a pensar em colocar pedras decorativas no nosso jardim, a pedra branca é uma das hipóteses mais comuns. Contudo existem diversos tipos de pedra branca, será importante saber. Assim, a pedra branca que existe à venda aparece de várias proveniências sendo a maioria delas nacional.
A pedra branca nacional pode ser dividida em dois tipos, o mármore e o calcário. Sendo que o mármore tem um aspecto cristalino, é sem dúvida uma pedra adequada para o seu jardim. Os brancos que aparecem no mercado como calcários são algo duvidosos, pois a maioria dos intervenientes por vezes chamam branco a creme, portanto certifique-se da cor exacta que a pedra tem, sendo que a melhor forma de aferir isto é humedecendo a pedra.
A pedra branca de tipo mármore cristalino também tem pormenores que convém avaliar. A pedra branca nacional provem do Alentejo, sendo o seu nome Branco Estremoz (em princípio será deste tipo, embora existam outros mármores brancos locais). Existem diversas qualidades de branco, sendo que mais usual é um branco rosado. Existe pedra no mercado com uma proveniência estrangeira, sendo esta um branco cinza. O importante será saber a origem, pois se mais tarde necessitar de adquirir uma quantidade adicional, será uma boa escolha manter o tom da pedra.
A sua questão neste momento deve ser: Será que faz diferença?
A verdade é que faz diferença, tenho visto rotundas nalguns centros com este problema, durante os dias de sol, as pedras estão secas e a diferença é ligeira, mal conseguimos diferenciar entre a pedra branca cinza e a pedra branca rosada .... mas quando chove o problema agrava-se. Notamos uma parte da rotunda malhada de tons branco cinza e pelo meio montes de branco rosa ... para quem quer beleza, fica mesmo pela intenção.

No comments:

Post a Comment