Chitika

Monday, March 7, 2011

Pedra para jardim - pedra rolada

A pedra de jardim que se encontra com maior frequência é uma pedra rolada. Para além da pedra rolada existem outras opções ao nível de pedra para jardim, como a brita. A diferença entre brita e pedra rolada é o que pretendo esclarecer neste post.
A brita é o ponto inicial para a pedra rolada, ou seja a sua pedra de jardim antes de ter o formato de pedra rolada, passa pelo estado intermédio de brita. Em boa verdade, grande parte da pedra de jardim que aparece no mercado é fruto da exploração de pedreiras de pedra natural.
Os desperdícios existentes nas pedreiras chegam aos 70% e raramente estão abaixo dos 50%, ou seja, a quantidade de pedra que sobra, é enorme, e nalguns locais, como no Alentejo, mais precisamente em Vila Viçosa é um problema ambiental grave.
Assim, estes desperdícios, têm ao longo dos anos tomado vários destinos, sendo que a utilização como pedra de jardim é somente uma e a que menor peso tem tem toda a estrutura. Portanto, ao comprar e aplicar pedra no seu jardim, está a minorar o impacto ambiental causado pela exploração de pedra natural.
A pedra com destino a decoração de jardim tem que ter uma selecção cuidada, somente assim se garante a uniformidade da cor e consequentemente a qualidade que é exigida. Esta pedra, irá então ser britada em diversas granulometrias, sendo que existe em todo o processo uma curva de corte que terá que ser definida em função do tamanho pretendido para a pedra.
Depois de britada, a pedra é crivada, assim, garante-se a uniformidade do produto final.Depois de crivada a pedra então entra num processo de para rolar os cantos da mesma. Sim, este processo é feito dentro de uma tombola gigante onde as pedras em contacto com objectos mais duros (abrasivos) vão quebrando as quinas, dando um formato final de pedra rolada.
Existe pedra rolada natural, a que de forma comum é chamada de pedra de rio, ou seixo, contudo, muitas das cores que estão disponíveis para decoração de jardim, provém de pedra natural, sendo que o processo descrito é o usado para o seu fabrico.
Também aparece no mercado pedra rolada brilhante, que apresenta um brilho, este brilho é conseguido pela colocação na tombola referida anteriormente de abrasivos de polimento, ou seja, adicionando água aos abrasivos, a fricção entre as peças irá proporcionar um brilho às pedras roladas.

No comments:

Post a Comment