Chitika

Wednesday, March 2, 2011

Como fazer um fonte para jardim?


Como fazer uma fonte para jardim, este post dedicado a fontes para jardim, irá proporcionar informação útil de como fazer uma fonte de água utilizando a vossa imaginação.
Podem eventualmente adquirir uma fonte para o vosso jardim, ou transformar algum efeito de jardim que tenham, numa fonte de jardim. Quando digo efeito, pode ser muita coisa, desde um monte de pedras acamadas, uma estátua, a vossa imaginação e criatividade será o limite.
Pode ser um excelente projecto de bricolage para quem gosta de dedicar algum tempo a desafios, e este dará no final sem dúvida uma bela peça ornamental para o seu jardim.
Uma fonte de jardim tem uma carga simbólica bastante grande, simboliza a vida, imortalidade, ou ensinamento. A sua utilização como ornamento é muito usual, e transmite um aspecto único a todo o jardim. 
Poderá ter uma fonte de jardim que venha com os reservatórios inferiores já incorporados, como é o caso da fonte na foto feito em granito cinza. Ou poderá ter uma fonte que não tenha qualquer reservatório, e neste caso teremos que criar um reservatório de água . Pode também encontrar uma foto com um exemplo, no caso de aproveitarmos um ornamento antigo para o transformarmos numa fonte para o nosso jardim, será quase certo que teremos que construir um reservatório.
Para construir um reservatório para a nossa fonte vamos necessitar de algumas ferramentas, nomeadamente uma pá e uma enxada, bem como um recipiente que servirá de reservatório, o mesmo reservatório deverá de ser suficiente para alimentar a fonte e não desferrar a bomba, portanto, defina a dimensão do recipiente após escolher o ornamento que será a fonte.
Após escavar uma zona para colocar o recipiente com água, certifique-se que o mesmo após colocado se encontra à face, pois o mesmo deverá de ficar subterrâneo, e escondido do olhar.
Pormenores sobre a dimensão do recipiente, a fonte será colocada centrada sobre o recipiente, portanto deve ser 20-30 mais largo que a mesma, e a profundidade deve ser suficiente para colocar a bomba submersa para fazer o bombeamento de água, bem como alguma tubagem. Obviamente o recipiente terá que ser estanque ...
A bomba de água, como já foi dito anteriormente a bomba de água submersa é a parte mais importante deste projecto, existem diversos modelos no mercado, contudo terá que escolher a que tem caudal adequado para a sua fonte. Terá que adaptar a capacidade da bomba submersível à sua fonte, normalmente estas encontram-se expressas em m3 por hora, lembre-se que 1 m3 são 1.000 l de água.
Dentro do recipiente, deverá colocar uma camada de brita/pedras de rio, sendo a bomba submersível então colocada sob as pedras de rio de forma centrada. Nesse momento, será importante definir a saída do cabo de corrente.
À bomba é ligado o adaptador (flange) , que por sua vez irá ligar ao tubo em cobre. Este tubo de cobre irá conduzir a água até à boca da fonte. Ligeiramente acima do adaptador (flange) deve colocar a válvula de esferas, verificar que se encontra numa posição que não prejudique toda a estrutura da fonte.
Sob o recipiente deve-se colocar uma rede de protecção, esta prevenirá a queda de impurezas para dentro do recipiente. E sob esta tela, deve-se colocar as escoras de madeira ou outro material que não se corroa com a humidade. A fonte em si irá ser assente sobre estas escoras. É necessário, abrir um alçapão na rede para poder aceder à bomba submersível.
O ornamento da fonte, ou corpo da fonte poderá ser algum ornamento que possua, ou um conjunto de pedras sobrepostas. No segundo caso terá que perfurar cada uma das pedras de modo a serem trespassadas pelo tubo de cobre.
Ao colocar as pedras, estas poderão ser fixas entre elas com uma quantidade reduzida de cimento, ou caso a sua estrutura o permita, poderão somente ficar assentes umas sobre as outras.
Na saída de água a colocação de 2 ou 3 pedras irá melhorar o efeito repuxo, queremos a água escorrer pelas pedras e não em formato repuxo.
A base da fonte deve ser disfarçada por ornamentos, ou por pedras de rio.
Realmente irá ter um ornamento de jardim muito belo, e fará com que tenho um jardim distinto e único.

Boa sorte.



Resumo das necessidades:
  • bomba submersível
  • Tubo em cobre, com 12 mm, com um comprimento superior à altura da fonte em 0,5m a 1 m. Será através desde tubo que a água fluirá da bomba até ao repuxo de saída da fonte.
  • Recipiente impermeável
  • Pedras ou outros materiais para construir o corpo da fonte
  • Pedras de rio ou outras para colocar em redor da fonte, servirão para esconder toda a infra-estrutura da fonte
  • uma rede relativamente resistente é importante para proteger a entrada de impurezas no recepiente de água, protegendo a bomba submersível.
  • adaptador para ligar o tubo de cobre à bomba submersível
  • uma válvula de esferas para colocar no tubo de cobre de modo a  regular o fluxo de água
  • Peças de sustentação para colocar sobre a grelha e suportar toda a fonte, estas peças deverão de garantir a estabilidade estrutural da fonte e ainda não se corroerem com a humidade, sendo em madeira terá que ser própria para este tipo de ambiente
  • Tubo PVC para esconder o fio de ligação eléctrica para a bomba submersível
  • Extensão de cabo, deve-se efectuar a ligação eléctrica directamente da bomba à tomada, evite utilizar extensões.





No comments:

Post a Comment