Chitika

Wednesday, February 2, 2011

Pedra decorativa - pedra redonda, brita, e outros

A pedra decorativa varia em função da cor, tamanho e acabamento. Hoje iremos falar sobre os tipos de acabamento que são mais usuais na pedra decorativa, neste caso iremos falar sobre pedra rolada, areia, brita, pedra polida e pedra dimensional.
A pedra decorativa mais comum é a brita. A brita é obtida através do corte irregular da rocha, sendo esta triturada em pedaços menores. A brita apresenta arestas irregulares e de dimensão superior a 5 mm.
A areia é muito similar à brita somente de dimensão inferior, será assim inferior a 5mm. A dimensão mais baixa será 0,5 mm, abaixo deste valor será considerado pó de pedra e não o poderemos considerar com uma opção em termos de pedra decorativa, pois fica muito volátil para ser colocado em qualquer lugar.
A pedra rolada ou arredondada, é muito semelhante à brita, mas sofre um tratamento mecânico de erosão. Assim a brita com as quinas bastante vivas será colocada em tambores com abrasivos. Com a fricção existente entre a brita e os abrasivos, as arestas sofrem uma erosão, culminando no seu arredondamento. Daí que pode ser chamada de pedra redonda, pedra arredondada, ou até
Publish Post
pedra rolada. Existem vários tamanhos deste tipo de pedra, e várias cores disponíveis. A pedra rolada também existe em formato 100% natural, nomeadamente a pedra de rio, a mesma é redonda, contudo foram centenas de anos a sofrer a erosão provocada pelas águas do rio que as mesmas se formaram. Dentro deste grupo de acabamentos existem umas pedras mais redondas e outras mais espalmadas, o processo de fabrico é o mesmo, somente varia o formato da brita à entrada.

A pedra polida, esta é menos comum, contudo é muito similar à pedra rolada, somente os abrasivos colocados no tambor são abrasivos de polimento, o que fará com que as arestas sejam quebradas e polidas durante o processo de arredondamento, assim a pedra assume a sua cor de base e tem um nível de brilho razoável. A pedra redonda, é uma pedra sem brilho, pois não tem qualquer tratamento de superfície de brilho.
Chegámos ao último tipo de pedras decorativas, as pedras dimensionais. As pedras dimensionais são rochas de dimensão razoável que são colocadas em jardins e outros locais. Por vezes são verdadeiras obras de arte feitas pela natureza, são bastante agradáveis e serão a expoente máxima da vossa decoração. Estas pedras têm muitas vezes um acabamento em parte ou no seu todo 100% natural. Podem ser desde estalactites a estalagmites, a pedaços de rocha retirada de uma pedreira, será algo diferente.

No comments:

Post a Comment