Chitika

Thursday, February 3, 2011

Pedra Decorativa : Pedra Granito


A pedra granito também pode ser utilizada como pedra decorativa. O granito pertence ao  grupo das rochas ígneas, tem como características o facto de ser muito duro e cristalino. A pedra granito é composta principalmente pelos seguintes minérios feldspato, quartzo e micas. Esta pedra decorativa aparece quase sempre com uma textura de grão, podendo este ser fino médio ou grosso.
O termo granito significa grão, deriva da palavra Granum do Latim, descreve a sua na textura granular.
A pedra granito é utilizada como pedra decorativa na construção, onde aparece com vários acabamentos de superfície desde o polido, amaciado, flamejado, bujardado e outros.
Em termos de pedra decorativa a pedra granito aparece algo limitada pelo leque de cores que existe e pela sua textura de grão. Contudo a pedra granito é abundante, sendo que alguns tipos são específicos de certas regiões. Em Portugal predomina o granito de ton cinzento, embora haja também rosado e amarelo. Os maiores produtores do mundo são Indianos, e os mais exóticos Brasileiros.

Propriedades Físicas do granito
A pedra granito, como já foi referenciado, são rochas de origem metamórfica ou ígnea, caracterizadas por serem bastante duras, compactas, com uma textura em grão:
A sua dureza está entre os 6-7 na escala de Mohs
A sua densidade apresenta valores entre 2,6-2,8 kg/cm3
A sua resistência à compressão é de 140-210 N/mm2
A sua absorção de Água é relativamente baixa sendo de 0,1-0,6%
Para finalizar o granito é uma pedra com um índice de porosidade muito baixa, sendo bastante resistente às as condições climatéricas.
Composição químicas do granito:
Quimicamente, sendo rochas metamórficas são compostas por diversos minérios sendo o feldspato, quartzo e micas as principais.
Um granito típico terá a seguinte composição química:

Sílica (SiO2) de 70-75%
Al2O3 10-15%
CaO + MgO Menos de 0,5%
FeO + Fe2O3 2-4%
Álcalis 4-6%
TiO2 Menos de 0,5% 
 
A utilização de pedra granito como pedra decorativa é algo comum, tanto em formatos de brita, rolados, calçada, ou até em bloco. Encontramos diversas casas típicas revestidas no seu exterior com blocos de granito. Também o granito é por vezes trabalhado em várias formas como fontes, estátuas e outros objectos de decoração para o seu jardim.

No comments:

Post a Comment